Humildade

15 09 2008

Existem algumas coisas que ouvimos falar e nunca vemos no nosso cotidiano. Estou falando isso pelo fato de que a humildade é uma dessas coisas.

Agora mesmo, sem pensar, me responda: você é humilde? Obviamente você pensou “é claro que sim”, essa é a primeira prova de que ninguém é humilde. Ao ler que ninguém é humilde você me diz “Ora, Victor, você está equivocado… Eu sou uma pessoa humilde! E digo isso pra quem quiser ouvir pois, quando estou errado admito e procuro corrigir-me”. A questão não é essa. Esse não é o tipo de humildade abordado aqui.

A palavra “humildade” em si, detem vários significados. Um deles é “inferioridade” que é exatamente o que estou me referindo. De maneira alguma alguém vai querer se sentir inferior diante dos outros.

A cultura e a sociedade tende a nos iludir com a falácia de que todos somos iguais. Não somos. Cada um tem uma capacidade diferente, desde o momento em que passamos a escolher os nossos objetivos e atribuir um nível de importância à cada um deles. Pelo fato de não sermos iguais, por trás de todo pensamento “humilde” há um instinto de competição. Por mais pura que tenha sido a intenção, você passa a competir com o outro numa disputa dependente de, nada menos, que sua responsabilidade e força de vontade. (Não digo nem que é preciso responsabilidade, pois, quando há força de vontade qualquer um é capaz de salvar o mundo.)

Você é “humilde”?

Ações

Information

Deixe um comentário

